Assessoria de Imprensa

Ter um bom Assessoria de Imprensa é o primeiro passo para criar vínculos com o público-alvo e estabelecer um meio de comunicação direto e objetivo com ele. Os veículos de comunicação, munidos de sua credibilidade, cooperam para a manutenção e criação de imagens positivas e negativas para qualquer empresa. Logo, estabelecer esse fluxo de interação é de fundamental importância quando se quer pensar no cuidado com a imagem e noticiamento daquela firma.

É preciso compreender que o espaço de notícia obtido na mídia é mais valioso que muita publicidade investida, pois carrega com ele a credibilidade do veículo que transporta aquela informação e do jornalista que a reportou. Por isso, cada vez mais as empresas estão investido em Assessoria de Imprensa como forma de divulgação e disseminação de sua marca no mercado.

Para isso, é necessário estabelecer um fluxo direto com o jornalista e com o veículo, criando um vínculo de confiança mútuo, onde ambas as partes se sintam seguras em partilhar informações de valor. Sendo assim, quando novos dados surgirem, aquela relação será estabelecida novamente, como um sistema claro de troca.

Etapas do processo:

  • Planejamento estratégico de comunicação com a imprensa;
  • Definição de público-alvo;
  • Produção de release ou press-kit;
  • Liberação para imprensa definida;
  • Acompanhamento de resultado.

A relação com a imprensa também pode ser de caráter reativo, quando a mesma toma a iniciativa de falar sobre a empresa, seja de maneira positiva ou negativa, por conta de um assunto específico. Neste caso, a Assessoria de Imprensa auxilia no processo de decisão de resposta para o jornalista, feedback, posicionamento, etc.

O Assessoria de Imprensa também envolve o convite para eventos de apresentação de produtos da empresa, eventos, campanhas de datas comemorativas, etc. Tudo que envolva a relação com o veículo e com o jornalista, focando sempre na melhor relação com a empresa em questão.