Gestão de Mídias Sociais

As redes sociais estão cada dia tomando mais o mercado, funcionando como agente de propagação de informações, confirmação de imagem de uma empresa e diálogo direto com o cliente. Fazer parte do mundo virtual, atualmente, é uma das formas mais eficazes de se conectar com seu consumidor final, conseguindo in loco informações que podem auxiliar a sua marca a crescer, investir em diferentes segmentos e melhorar os produtos. Este novo estilo de estratégia de marketing possibilita um retorno mais rápido e preciso das ações, além de ser um mecanismo de custo mais baixo de divulgação de empresas. É aí que entra a Gestão de Mídias Sociais.

O uso de redes sociais para divulgação de marca proporciona uma alta conversão da comunicação na venda dos produtos. Auxilia diretamente, também, a consolidação da marca, melhorando a sua reputação e fidelizando os consumidores.

 

por que mídias sociais

Por quê investir em Mídias Sociais?

 

Praticidade

As redes sociais são incrivelmente simples. Qualquer pessoa pode criar um perfil, sem custo ou burocracia, e começar a acessar as informações daquele site. Além disso, a comunicação é direta e sem intermediário. O usuário expõe o que pensa no ato, sem dificuldade. Esse feedback é fundamental para analisar as ações que vêm sendo implementadas.

Custo X Benefício

As ações online não exigem investimento mínimo, permitindo que qualquer empresa faça investimento dentro de suas possibilidades. Além disso, o retorno que a Gestão de Mídias Sociais pode proporcionar é muito maior que o investimento que é feito no profissional.

Análise de Dados

A Mídias Sociais permite a análise de métricas específicas que são fundamentais para entender se a ação implementada está dando certo ou precisa de alterações. Isso permite que a empresa tome decisões mais sábias com base em dados precisos.

Interação

O usuário das redes sociais interage com facilidade e diretamente com a marca de interesse. Ele comenta, responde, critica, elogia, faz sugestões. Tudo isso sem precisar passar por atendente ou formulário. Além disso, é muito mais fácil dar o retorno que ele precisa e conquistar o público-alvo.

Etapas do processo:

 

planejamentoPlanejamento:

Esta é uma das etapas mais importantes do processo de criação do projeto, pois vai identificar as necessidades e possibilidades da marca. Fazemos um estudo de público-alvo, definimos a persona e criamos o estilo de comunicação com ela. Além disso, é nesta etapa que fica a definição das mídias que serão utilizadas, assim como a identidade visual da marca. Com esses dados em mãos, nós fazemos um estudo de que tipo de conteúdo o público-alvo se interessa, para que o processo de criação de paute em cima disso. É na etapa de planejamento que metas e objetivos são definidos!

ExecuçãoExecução:

Na execução, nós utilizamos todo o briefing que foi pensado no planejamento e criamos layouts de acordo com o perfil e necessidade do cliente. A partir daí, criamos os perfis nas redes sociais definidas (caso ainda não existam), reformulamos aqueles que já possuem, padronizamos na identidade visual criada e partimos para a produção de conteúdo. A fase de criação de conteúdo é uma das mais constantes do processo e deve se adequar não apenas às necessidades da marca, como aos fatos da atualidade.

Monitoramento

Monitoramento:

O monitoramento consiste em acompanhar as ações que são implementadas na etapa de execução. Fazer interação com os usuários das redes sociais, responder comentários e mensagens diretas, dar o devido direcionamento de informação. Além disso, ir em busca de novos seguidores segmentados, que possam se converter em clientes para a marca em questão. Para isso, é muito importante trabalhar e estimular o engajamento do público-alvo.

ResultadoResultado:

Nesta etapa, nós avaliamos os resultados alcançados e reavaliamos as metas estabelecidas. A Gestão de Mídias Sociais é uma ferramente que permite a análise de dados, uma vez que fornece facilmente informações que podem se tornar material para possíveis mudanças. Com isso, podemos implementar as mudanças necessárias e investir nas ações que tem realmente funcionado.

 

Solicite uma proposta

Principais Redes Sociais:

 

Facebook

 

Maior rede social do mundo, apresenta mais de 1,8 bilhão de usuários ativos, sendo, portanto, uma grande ferramenta de disseminação de informação e influencia de opiniões. Calcula-se que 45% da população brasileira acesse o Facebook mensalmente, fazendo com que o Brasil seja o 3º país no ranking de contas ativas. É uma ótima ferramenta de interação com o usuário, permitindo o formato direto de comentários e o restrito, com inbox.

Instagram

 

Rede social com foco em compartilhamento de imagens, o Instagram teve um dos maiores crescimentos do segmento nos últimos tempos. A ferramenta já ultrapassou o meio bilhão de usuários ao redor do mundo. Eles interagem diariamente e consomem produtos que são oferecidos de forma indireta para os consumidores. Calcula-se que 14% da população do Instagram seja brasileira e este número cresce ainda mais a cada ano.

Twitter

 

Compartilhar ideias e pensamentos com apenas 140 caracteres? Sim, é possível. E o Twitter vem provando que é possível convencer o consumidor a acessar um site ou se interessar por produtos com poucas palavras. O segredo é a interação rápida e direta. A proximidade que o Twitter permite, faz com que o público-alvo se sinta parte da empresa. A empresa completou uma década em 2016 e tem o Brasil como um dos países mais importantes e decisivos.