Gestão de Mídias Sociais

As redes sociais estão cada dia tomando mais o mercado, funcionando como agente de propagação de informações, confirmação de imagem de uma empresa e diálogo direto com o cliente. Fazer parte do mundo virtual, atualmente, é uma das formas mais eficazes de se conectar com seu consumidor final, conseguindo in loco informações que podem auxiliar a sua marca a crescer, investir em diferentes segmentos e melhorar os produtos. Este novo estilo de estratégia de marketing possibilita um retorno mais rápido e preciso das ações, além de ser um mecanismo de custo mais baixo de divulgação de empresas.

O uso de redes sociais para divulgação de marca proporciona uma alta conversão da comunicação na venda dos produtos. Auxilia diretamente, também, a consolidação da marca, melhorando a sua reputação e fidelizando os consumidores.

Por que investir em Mídias Sociais:

  • Valor acessível: qualquer empresa pode anunciar online, já que não exige investimento mínimo.
  • Segmentação: possibilidade de segmentar o público que sua empresa quer atingir, com riqueza de detalhes.
  • Mensuração de resultados: através de métricas específicas, permite que a empresa tome decisões mais sábias com base em dados precisos.
  • Interação: o internauta interage com a empresa, comenta, critica, expõe emoções.

Etapas do processo:

  • Planejamento: estudo de público-alvo, definição de estilo da marca, criação de marca visual em rede, escolha de mídias que serão trabalhadas.
  • Execução: criação dos perfis nas redes definidas, confirmação da identidade visual da marca, interação com os clientes, captura de informações, produção de conteúdo direcionado.
  • Resultado: conexão com milhares de pessoas de forma rápida e objetiva, retorno de conhecimento da marca, feedback dos clientes, meio de comunicação mais eficiente.

Lembretes

  • As mídias sociais não são canais de vendas. Elas devem ser encaradas como plataformas de relacionamento e comunicação que podem gerar vendas para sua empresa

Facebook
Maior rede social do mundo, apresenta mais de 1,8 bilhão de usuários ativos, sendo, portanto, uma grande ferramenta de disseminação de informação e influencia de opiniões. Calcula-se que 45% da população brasileira acesse o Facebook mensalmente, fazendo com que o Brasil seja o 3º país no ranking de contas ativas. É uma ótima ferramenta de interação com o usuário, permitindo o formato direto de comentários e o restrito, através de inbox.

Instagram
Rede social com foco em compartilhamento de imagens, o Instagram teve um dos maiores crescimentos do segmento nos últimos tempos. A ferramenta já ultrapassou o meio bilhão de usuários ao redor do mundo, que interagem diariamente e consomem produtos que são oferecidos de forma indireta para os consumidores. Calcula-se que 14% da população do Instagram seja brasileira e este número cresce ainda mais a cada ano.

Twitter
Compartilhar ideias e pensamentos com apenas 140 caracteres? Sim, é possível. E o Twitter vem provando que é possível convencer o consumidor a entrar em um site ou se interessar por um produto com poucas palavras. O segredo é a interação rápida e direta. A proximidade que o Twitter permite, faz com que o público-alvo se sinta parte da empresa. A empresa completou uma década em 2016 e tem o Brasil como um dos países mais importantes e decisivos. Imediatismo é sua logomarca principal.